Bem-vindos!!!

Sejam bem-vindos a este espaço que eu criei para partilhar um pouco do que que chamo de minhas poesias. Espero que seja um lugar agradável e interessante para todos que o acessam. Boa leitura!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Oração frutífera


Deus, abençoai o cajueiro do meu quintal
que me contempla, de manhã cedo, com um sorriso amarelo e doce
por ser tão doces e amarelos os seus frutos
Deus, abençoai a mangueira da vizinha, cuja sombra refresca minha janela e me alimenta com suculenta carne e alegra o meu paladar com seu sumo
Deus, abençoai a amoreira da minha rua, aquela que me toca com carinho, nos meus caminhos repetidos de todas as manhãs
Abençoai a pitangueira que vermelha, do seu canto, me lança um alerta: “me coma”, e eu, com pressa, sigo deixando lá lindos frutos a secar ao sol e alimentar borboletas passarinhos em seus passeios matinais
Abençoai o jambeiro que, em seus dias alegres, joga um tapete vermelho na entrada do meu trabalho, me fazendo nobre naquela hora
Deus, abençoai a seriguela, a azeitona preta, o araçá, o sapoti, a jabuticaba, a pitomba, a gogoia, a graviola, a romã, o jenipapo e todas as frutas da minha infância que eu já nem vejo mais
Abençoai, também, a melancia que devorada com gula e sem pudor por meu pai no seu lanchinho da tarde
Deus, abençoai a aceroleira do sítio do meu pai, aquela que joga vitamina no meu corpo após o guloso engolir e o saborear de línguas sedentas roçando entre os lábios
Abençoai a banana, o melão, a maçã, a pera, a ameixa, o morango, o mamão e o abacaxi que trago do mercado por não poder trazê-los da plantação para encher minha mesa
Deus, abençoai o pomar de limões, a matinha de açaí, o bosque de goiabeiras e a imensa alameda de coqueiros que vez ou outra acompanha meus passos em finais de semana ou feriados prolongados
Abençoai a laranjeira que vejo brotar viçosa por entre muros do emaranhado de prédios dessa cidade
Deus, abençoai os oitizeiros e os corações de negro que servem de abrigos nos dias quentes e chuvosos
Abençoai todos aqueles frutos que perecem no final da feira e perdem sua existência inutilmente por não haver quem as queiram
Abençoai, Deus, toda a terra de todos os lugares longínquos e próximos, para que prosperem e forneçam de suas entranhas tudo aquilo que necessitamos para nos alimentar, tal qual o Maná que um dia enviaste dos Céus para matar a fome e alegrar o povo teu
Mas, sobretudo, abençoai aquela criança que, em plena manhã, se atira entre cachos de uva em plena manhã – para nos fazer rir e chorar pela graça e as maravilhosas delícias da vida.
Abençoai.
Amém.

Nenhum comentário: